segunda-feira, 13 de maio de 2013

Escolha Acadêmica

        Algo que consegue desmotivar qualquer pessoa é quando os outros falam mau de uma coisa que você acredita e quer para você. Como acontece muito quando se vai escolher que faculdade fazer, a profissão da sua vida. 
       Seria muito bom e fácil se todos seguissem as faculdades que possuem um mercado de trabalho mais amplo e abrangente, mas se pararmos para analisar acabaria tendo um problema de excesso de gente né. 
       É muito importante sim, que se tenha sucesso na sua carreira, mas o que adianta você ganhar extremamente quando se faz tudo por puro fazer e obrigação? Onde ficam as realizações pessoais? Eu sou defensora do faça o que você sente vontade de fazer, caso você quebre a cara foi por mérito seu. Mas também acredito que quando se faz algo que realmente se goste, você acaba se dedicando por inteiro, levando isso como uma coisa boa e não só obrigação, que você acaba se destacando e alcançando um bom lugar. 
        Quando eu cheguei no 3º ano e contei para minha família que queria fazer jornalismo, alguns me apoiaram, como minha mãe e outro surtaram, como meu irmão. O argumento da minha mãe foi : faça o que você sente que vai fazer bem. Já o meu irmão me deu três opções: medicina, como ele, engenharia ou direito porque fora isso eu ia morrer de fome. 
        No começo, eu entendi o lado dele e até tentei gostar de direito, procurei o mercado de trabalho, as matérias que se tem na faculdade e o perfil de um estudante de direito e o pior aconteceu: não era nada do que eu queria, nada a ver comigo. E quando fui fazer a pesquisa do curso de jornalismo e vi que era aquilo que eu queria fazer, não importava o quão trabalhoso seria a entrada no mercado de trabalho ou as críticas das pessoas, eu queria ser uma jornalista. 
        Agora, eu estou fazendo um curso pré vestibular porque almejo passar para faculdade pública e a concorrência para o curso de jornalismo vem aumentando. Confesso que muitos criticam a minha escola e usam de bom argumentos, eu até ficou meio balançada e até chateada, mas quando eu penso em algum comentário positivo ou história de alguém que acreditou no seu sonho, buscou e teve sucesso, o medo vai embora e a crítica só me faz ter mais vontade de conseguir entrar na faculdade, me formar e consegui um bom emprego. Além da satisfação pessoal, vem aquele vontade de prova para quem não acreditou , que você conseguiu conquistar seu sonho e objetivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário